quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Shimeji e Shitake

Nível: meu marido já fez. rsrsrsrs
Super rápido
Ótimo para quem está de dieta. Pode ser uma refeiçãozinha leve noturna sem carboidrato.







Você vai precisar de uma porção de shimeji (qualquer qualidade, o branco costuma ser mais barato).
Uma porção de shikate.
Saquê
Ajinomoto
Shoyu
Manteiga ou margarina

Primeiro tire os cabos do shitake. Não previsa jogar fora. Dá para comer os cabos também. Eles ficam com uma consistência mais durinha, por isso corte os cabos em fatias diagonais.

Depois corte em fatias. Nunca lave os cogumelos. Minha cunhada me ensinou que, se fizermos isto, eles absorvem a água e não o sabor do tempero que vamos acrescetar depois.
Também não lave os shimejis. Só separe os cabinhos com uma faca. O shimeji costuma ter uma parte mais esponjosa que lembra um isopor. Esta parte não fica saborosa. Então tenta tirar estas partes. Ok?  Olha o marido fazendo sozinho.
Agora é derreter a manteiga (ou margarina que e mais barata e fica com o mesmo sabor) com um fiozinho de óleo para não queimar. E colocar os cogumelos na frigideira.

Para temperar vamos de ajinomoto. Aquele realçador de sabor que não salga o alimento e que você encontra em qualquer supermercado. Quando os cogumelos começarem a murchar, acrescente um cálice de saquê e deixe evaporar um pouco. Sinta que delícia que fica o cherinho. Depois de reduzir um pouco é só acrescentar shoyu a gosto.
E está pronto em 5 minutos!

Um comentário:

  1. Olá!

    Vi que vc comentou para não lavar os cogumelos. Fiquei em dúvida agora... Os cogumelos nem sempre estão "limpinhos". E agora? Eu preferi lavar e ainda sim senti o gostinho do shitake e do tempero =) Bjs!

    ResponderExcluir