quinta-feira, 21 de abril de 2011

BACALHAU DA DONA CANDINHA

Nada melhor do que um bom bacalhau para comemorar a páscoa.
Aliás, a gente pode dizer "comemorar" na páscoa?
Vai saber.
Bom, segue e receita de família que meu marido ama.

Bacalhau da Vó do Pedro
Grau de dificuldade: fácil, mas tem que ter um certo esmero e paciência
Ingredientes:
Batatas
1 kg de bacalhau em postas (o melhor é o Gadus Mohua)
Salsinha e cebolinha
Azeite (muitão)
Pimenta dedo de moça
2 Folhas de louro
2 cebolas médias
3 dentes de alho




Corte as cebolas em rodelas e faça uma caminha de cebola numa assadeira. Abra a pimenta dedo de moça e retire as sementes para não arder muito. Coloque a pimenta e as folhas de louro sobre a cebola.

 Corte as cebolinhas e a salsinha bem fininhas.
Coloque-as sobre a camada de cebola. Descasque alguns dentes de alho e coloque junto.

O melhor bacalhau para esta receita é o Gadus Morhua. Alta e macio. Depois de assaso ele se separa em lascas no prato. Hummmm.Se você comprá-lo salgado terá que colocá-lo de molho por 2 dias (trocando a água 3 vezes ao dia). É preciso também ferventar o peixe e retirar restos de pele e algumas espinhas grandes que sobram.

Estes eu comprei salgado, por isso precisei ferventar um pouco. Mas amanhã vou preparar um Gadus Morhua que comprei congelado e dessalgado. este não precvisa ferver.

 Faça uma camada com as postas do bacalhau sobre tudo que já está na assadeira.
 Ah. Esqueci de colocar azeita antes. Um pouco. Para não queimar o bacalhau no fundo.
Agora sim coloque todo o bacalhau e pode abusar do azeite extra virgem.Para escolher um bom azeite é preciso ver se ele é extra virgem e se ele tem acidez baixa. Hoje em dia, os Borges extra virgem com acidez máxima de 0,5% sai até por R$9,00 no supermercado. Vale a pena.
Coloque mais uma camada de cebolas, salsinha e cebolinha por cima.


Agora é só passar um papel alumínio (com o lado opaco para fora) e levar ao forno. Enquanto você prepara o purê de batata. Isso leva em torno de 30 minutos (o bacalhau no forno, não o purê).

Fazer um purê é super simples. Coloque as batatas na pressão por 20 minutos. Amasse as batatase leve ao fogo baixo com margarina e leite. Mexa por 5 minutos e está pronto. Lembre-se que na panela de pressão o máximode água que você pode pôr é 3/4 da capacidade dela.


Depois de 30 minutos no forno, retire o bacalhau e faça uma camada de purê por cima. A travessa volta ao forno para gratinar e VOI LÁ está pronto e delicioso.


E quem me dera eu tivesse conhecido a Dona Candinha.
Este bacalhau de amanhã vai para a senhora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário